ENSINO E PESQUISA

Militar designado para o ILA é destaque em Mestrado na Marinha dos EUA

Estudo está relacionado à utilização de técnicas de machine learning para classificação de dados de falha da frota da FAB
Publicada em: 20/06/2023 18:42
Imprimir
Fonte: ILA, por Tenente Anelise
Edição: Agência Força Aérea

O Capitão Engenheiro Ygor Henrique de Almeida recebeu o prêmio de destaque dentre os estudantes estrangeiros (Outstanding International Student Award), oferecido pelo Departamento de Gerenciamento de Defesa pela Naval Postgraduate School (NPS) da Marinha dos Estados Unidos. No dia 16 de junho, o militar foi diplomado pelo curso de mestrado em Gerenciamento de Sistemas de Defesa.

Em adição a esta honraria, a tese de mestrado do Capitão Engenheiro também recebeu destaque pela NPS, fazendo jus à premiação concedida às melhores pesquisas concluídas pelos pós-graduados neste período (Spring Quarter Outstanding Thesis Awards). O estudo do militar está relacionado à utilização de técnicas de machine learning para classificação de dados de falha da frota da Força Aérea Brasileira (FAB). O trabalho demonstrou que, a utilização dessa tecnologia pode reduzir drasticamente o tempo despendido pela FAB para análise de dados, de falha em estudos de confiabilidade para aeronaves e equipamentos no âmbito do Sistema de Material Bélico da Aeronáutica (SISMAB). Além de contar com a orientação de um docente da NPS, a tese também foi orientada pelo Major Engenheiro Daniel Cherobini, do efetivo da Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) do Instituto de Logística da Aeronáutica (ILA). 

O militar expressou a sua satisfação em representar o Brasil durante o período. "Estar representando o Brasil em uma das instituições de ensino militar mais reconhecidas no mundo já foi motivo de orgulho e, acima de tudo, de enorme responsabilidade para mim. Adicionalmente, sabendo que os últimos militares que representaram o ILA em instituições de ensino no exterior o fizeram com maestria sendo agraciados de diversas formas, foi mais um ponto de motivação para me empenhar em obter uma boa performance durante o curso. Felizmente, o empenho foi reconhecido por colegas de curso, amigos, professores e pela instituição como um todo. Fico feliz e com sentimento de missão cumprida. Entretanto, estou certo de que devo agora corresponder com a expectativa que se cria quando se alcança tais resultados", relatou o militar.

A NPS é uma escola de pós-graduação de excelência da Marinha dos Estados Unidos (USN) e está situada em Monterey, na Califórnia. A instituição foi fundada em 1909 e está completando, este mês, 114 anos de existência.

Fotos: Arquivo Pessoal